Formação Pedagógica Inicial de Formadores

Clique para ver todos os cursos desta área:

APRESENTAÇÃO DO CURSO:

BREVE Descrição DO CURSO:

A Formação Pedagógica Inicial de formadores é dirigida a indivíduos que pretendam adquirir o Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) para exercer a actividade de formador.
Por isso este curso constitui um instrumento estruturante e operacional, que integra um conjunto de competências nucleares, em função das quais se desenvolve o respectivo programa, metodologia pedagógica, planificação e avaliação visando a melhoria da qualidade da formação profissional ministrada pelos formadores certificados.
Esta formação pedagógica de formadores/as visa promover a aquisição, actualização e o aperfeiçoamento de competências, transferíveis para a sua prática. Estas Competências situam-se ao nível da animação da formação e, também, no sentido alargado da sua função:
• Na concepção e elaboração de programas de formação e de materiais pedagógicos;
• Na gestão e coordenação de formação;
• No campo da investigação e da experimentação de novas abordagens e metodologias aplicadas a públicos e contextos diversificados, em várias modalidades de forma-ção.

Expectativas / Objetivos DO CURSO:

O programa foi concebido com vista a contribuir para que, no final da formação, os futuros formadores, sejam capazes de:
– Avaliar o perfil do formador face ao contexto geral da Formação Profissional em Por-tugal:
– Caracterizar os contextos/sistemas da Formação Profissional em Portugal;
– Distinguir as competências exigíveis ao formador em função dos sistemas em que in-tervém;
– Adoptar uma perspectiva de auto-avaliação relativamente à sua prática.
– Preparar, dinamizar e avaliar unidades de formação:
– Planificar unidades de formação tendo como ponto de partida as orientações e proce-dimentos do plano de formação – instrumento de gestão de uma organização;
– Formular adequadamente os objectivos pedagógicos que irão orientar a actividade formativa;
– Conceber e aplicar uma metodologia adequada aos objectivos, aos públicos-alvo e ao contexto de formação;
– Desenvolver um dispositivo de avaliação das aprendizagens útil à sua prática peda-gógica e como parte integrante de um sistema interactivo de avaliação da formação;
– Utilizar e conceber de forma adequada os recursos didácticos e multimédia na forma-ção, em suportes diversificados em função da estratégia pedagógica adoptada;
– Adequar o processo de aprendizagem à especificidade do indivíduo adulto;
– Desenvolver uma relação pedagógica eficaz e produtiva em função do grupo de for-mação.
– Estabelecer uma relação pedagógica diferenciada, dinâmica e eficaz com múltiplos grupos ou indivíduos, de forma a favorecer a aquisição de conhecimentos e compe-tências, bem como o desenvolvimento de atitudes e comportamentos adequados ao desempenho profissional, tendo em atenção as exigências atuais e prospectivas do mercado de emprego.

DESTINATÁRIOS / Público Alvo:

A Formação Pedagógica Inicial de formadores é dirigida a indivíduos que pretendam adquirir o Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) para exercer a atividade de formador.

MODALIDADES DA FORMAÇÃO:

Campo é obrigatório!
Campo é obrigatório!

DURAÇÃO DO CURSO:

90 Hs (Distribuídas pr 9 módulos de 10hs cada)

LOCAIS DE REALIZAÇÃO DO CURSO:

Campo é obrigatório!
Campo é obrigatório!

DATA DE ÍNICIO, PREVISTA:

A ser indicada, brevemente.

FORMADORES:

A serem indicados após a calendarização.

Para obter mais informações detalhadas sobre este curso, nomeadamente: valor do curso, valor da inscrição, modalidades de pagamento e descontos, pré-requisitos para a frequência do mesmo, o seu conteúdo programático e respetivo cronograma, deverá preencher obrigatoriamente a ficha de pré-inscrição que lhe propomos abaixo.
Após o seu preenchimento receberá um  código login  o qual lhe dará acesso a toda esta informação.

FAQ

Respostas às Perguntas mais Frequentes

Sim, mas, se não houver motivo justificativo válido e aceite, pode ficar sujeito a pagar a formação em falta, nos termos do contracto de formação que assinou.

Os nossos certificados de formação são emitidos através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenada pelo GEPE-Ministério da Educação e Ciência, tal como previsto na Portaria nº 474/2010, tendo por isso um reconhecimento nacional e internacional (nos termos previstos nas Diretivas: 89/48 e 92/51 CEE).

O pagamento do curso poderá ser feito a pronto (beneficiando de uma desconto) ou em prestações (a serem acordadas no ato da inscrição. 
Os pagamentos serão sempre efetuados por transferência bancária ou através de multibanco. 

Temos protocolos com os seguintes Hotéis:
Porto: Hotel PortusCale (Av. da Boavista) a 10 minutos, a pé do local da formação ou ainda o Hotel Moov Norte (Matosinhos, Norte Shopping) a 10 minutos de carro.
Lisboa: Hotel Diamond (R. Tomás Ribeiro) a 1 minuto do local da formação.

Porto: Estacionamento Público do Estádio da Boavista ou nas ruas laterais (sujeito parquímetro)
Lisboa: Parque do Saldanha (retirar e pagar bilhete diário no ato do estacionamento)

Porto: saída de Francos – a 10 minutos do local da formação.
Lisboa: saída de Picoas – a 1 minuto do local da formação.